Seg à Sex das 08h00 às 12h00 | 14h00 às 19h00

Para que serve o raio X dos dentes?

Entenda neste artigo para que serve o raio x dos dentes.

Ferramenta valiosa para diagnosticar problemas que podem afetar a nossa saúde bucal, o raio-X dentário capta imagens imperceptíveis ao olho humano. 

É ele quem permite verificar o estado dos dentes e da estrutura óssea da boca para, assim, sugerir o melhor tratamento aos pacientes. 

Nos adultos, por exemplo, a radiografia ajuda a identificar cáries que não seriam vistas em um exame de rotina, alertar o dentista sobre perdas ósseas; revelar problemas nas raízes dos dentes, como infecções (lesões periapicais); e ajudar o profissional a traçar um plano na preparação e colocação de implantes ou aparelhos ortodônticos. 

Nas crianças, o exame é feito para avaliar cáries, acompanhar o crescimento e desenvolvimento dos dentes e verificar se existe espaço suficiente na boca para todos os permanentes. 

Quando fazer esse exame?

Na maioria dos casos, os problemas dentários são evitados com um bom diagnóstico e o raio-X é um dos recursos para isso. 

Como não é um exame de rotina, não precisa ser feito regularmente. A frequência vai depender do histórico de cada paciente, mas, em média, são realizados a cada cinco anos. 

É importante ressaltar também que as doses de radiação usadas na odontologia são extremamente pequenas e atualmente existem recursos que ajudam a minimizar ainda mais os seus efeitos. 

Quer mais informações sobre para que serve o raio x dos dentes? Entre em contato.