Implante – Mitos e verdades

O implante dentário é um tratamento moderno, seguro e eficaz para devolver o sorriso de quem perdeu os dentes e recuperar funções fundamentais para nossa saúde, como fala e mastigação. Mas muitos pacientes ainda têm dúvidas sobre o procedimento. Por isso, para desvendar todos os mitos e verdades sobre implantes, vamos responder às perguntas mais comuns sobre esse tratamento que se torna cada vez mais acessível e devolve a autoestima de quem sofre com a perda dentária.

Colocar implante dói?

Mito! Esta costuma ser a maior dúvida dos pacientes. Quando feito por um profissional qualificado, o implante não causa dor. O procedimento é realizado com total segurança e anestesia local, por isso o paciente não sentirá nada durante a cirurgia para a colocação dos implantes. A recuperação também é indolor e rápida, basta tomar os cuidados indicados pelo dentista durante alguns dias.

É possível haver rejeição ao implante?

Outra dúvida que sempre aparece nos mitos e verdades sobre implantes. E essa é mais um mito! O titânio, material usado para produzir os pinos que substituirão as raízes dos dentes, são biocompatíveis. Ou seja, as peças não causam nenhum dano ao nosso organismo, pelo contrário, apresentam compatibilidade com o tecido ósseo.

Então por que algumas pessoas perdem o(s) implante(s)?

Isso acontece devido à infecção local, doenças sistemas ou técnica cirúrgica inadequada, ou quando o paciente não segue os cuidados pós-operatórios recomendados pelo dentista.

A perda de um único dente pode comprometer a mastigação?

Verdade! A falta de um único dente atrapalha a mastigação e também pode comprometer a articulação da mandíbula. A longo prazo, essa situação pode se complicar e outros problemas podem surgir. Por isso é importante repor esse dente com o implante.

Dá para fazer o implante e colocar as próteses no mesmo dia?

Verdade! A técnica de implante com Carga Imediata permite a colocação de uma prótese provisória logo após a cirurgia de instalação do implante, garantindo a recuperação do sorriso e das funções de fala e mastigação de forma mais rápida. Então o paciente já sai do consultório com as próteses provisórias instaladas e pronto para sorrir!

Quem perdeu a estrutura óssea ao longo do tempo pode fazer implante?

Verdadeiro! Mas para realizar o procedimento é necessário fazer um enxerto ósseo, que geralmente é feito na mesma cirurgia para colocação dos implantes. Por isso é fundamental uma avaliação das condições de saúde de cada paciente para que o implante seja um sucesso.

Tirou todas as suas dúvidas sobre os mitos e verdades dos implantes dentários? Aqui na Dental Co. você se informa sobre nossos tratamentos, equipe, equipamentos e muito mais conteúdos como esse.