Seg à Sex das 08h00 às 12h00 | 14h00 às 19h00

Bruxismo: saiba quais são os sinais e tratamentos

Ranger dos dentes, dor de cabeça e nos músculos mandibulares que atinge adultos e crianças, podem ser sintomas de Bruxismo

Além do ato de ranger dos dentes durante a noite, dores de cabeça, nos músculos mandibulares e até na região do ouvido podem ser indícios de bruxismo. 

Nosso especialista Dr. Bruno Miri explica como identificar e tratar o problema: 

O que é bruxismo? 

O bruxismo é uma desordem funcional, caracterizada pelo ranger dos dentes durante o sono. O problema pode ser causado por má oclusão (dentes fora de posição), perda dentária, além de fatores psicológicos como tensão, ansiedade e estresse. 

Essa desordem funcional é comum em crianças e, normalmente, cessa no início da adolescência, quando acaba a troca dos dentes. 

Há ainda o bruxismo diurno, mas, nesse caso, o movimento de ranger os dentes é provocado voluntariamente, como se fosse um hábito ou tique nervoso. 

“Todos as pessoas que têm bruxismo apresentam desgaste dentário, mas nem todos que têm desgaste apresentam bruxismo. Isso acontece, na maioria das vezes, por perda e/ou má posição dos dentes.”   

Quais são os  sintomas? 

Além do apertamento e ranger dos dentes durante o sono, há sensibilidade, dores na cabeça (têmporas) e no ouvido, que pode vir acompanhada de zumbidos. Por isso, é comum que as pessoas procurem um médico otorrino antes de irem ao dentista. 

Quais são os problemas causados pelo bruxismo? 

As principais consequências, além do desgaste, são a sensibilidade dentária e, nos casos mais graves, problemas na articulação da mandíbula (ATM). 

Como é feito o tratamento? 

O principal tratamento é o uso de uma placa de acrílico para dormir devidamente ajustada com a oclusão (mordida), impedindo a tensão muscular. Mas vale ressaltar que esse é um recurso paliativo. É preciso diagnosticar a origem do problema. Por exemplo, se o bruxismo é causado pela má posição dos dentes, é preciso fazer o tratamento ortodôntico. No caso de fatores emocionais, como estresse e ansiedade, é recomendável uma avaliação e tratamento psicológico, além do tratamento dentário.

Sobre a Dental Co.

Na Dental Co. você se informa sobre nossos tratamentos, equipe, equipamentos e muito mais conteúdos como esse.

Venha conhecer nosso espaço e agende uma visita pelo nosso WhatsApp (47) 9229-7279 ou clique aqui para conversar diretamente com nossa equipe. Esperamos por você!