O que é apinhamento dental e como tratar o problema

Popularmente conhecido como dentes "encavalados", o apinhamento dental nada mais é do que um mau posicionamento dos dentes. A causa do problema é a falta de espaço na arcada dentária. Como não encontram lugar adequado para se acomodarem na boca, os dentes ficam tortos e sobrepostos, daí que vem o termo apinhamento.

E os problemas vão além da questão estética nestes casos. Dependendo do grau de apinhamento, fica difícil fazer a correta higienização da boca no dia a dia, causando doenças como cáries e tártaro, que podem se agravar com o passar do tempo.

Por que ocorre o apinhamento dental?

São diversos os fatores que causam o apinhamento dental, de condições genéticas, quando a estrutura da arcada é muito pequena, a traumatismos, dentes do siso que empurram os demais quando não há espaço e até problemas respiratórios na infância, que fazem a criança respirar pela boca.

É importante fazer acompanhamento com dentista desde cedo para identificar problemas como este que podem ser tratados precocemente e evitar que se agravem.

Problemas que podem causar o apinhamento:

• Estrutura óssea
  • Dente do siso
  • Hábitos respiratórios
  • Traumatismos

Qual é o melhor tratamento nestes casos? (subtítulo)
O tratamento ortodôntico é o indicado para corrigir o apinhamento dentário. A escolha do tipo de aparelho e duração do tratamento vão depender de cada caso e do nível do apinhamento.

O dentista pode indicar o uso de aparelhos fixos ou móveis e, dependendo do caso, o tratamento pode combinar esses dois modelos. Se o apinhamento dentário não é tão severo, também é possível, após avaliação do dentista, fazer o tratamento com os alinhadores transparentes, que são mais discretos