Seg à Sex das 08h00 às 12h00 | 14h00 às 19h00

Diferença entre implante e prótese

Você sabe a diferença entre implante e prótese e para quê eles servem? Esse assunto ainda gera muitas dúvidas entre os pacientes, para isso, vamos explicar como esses componentes funcionam e qual é seu papel nos tratamentos de reabilitação oral e estética.

Ao contrário do que muitos pensam, a diferença entre implante e prótese é que não são usados em tratamentos diferentes, eles são complementares.

O que são os implantes dentários?
No implante, pinos de titânio são instalados nos ossos da mandíbula e da maxila, dependendo da região a ser tratada, para substituir as raízes dos dentes. Esse material é biocompatível, ou seja, não causa rejeição. As próteses provisórias são fixadas sobre esses pinos e, depois do o período de cicatrização, o dentista coloca as próteses definitivas.

Atualmente, em muitos casos, o cirurgião dentista coloca as próteses provisórias no mesmo ato cirúrgico do implante, é o chamado Implante Carga Imediata. Esse implante representa um grande avanço da odontologia ao permitir que paciente saia do consultório com o sorriso recuperado imediatamente.
O implante pode ser unitário, quando há perda de um único dente, parcial ou total.

Saiba mais sobre os implantes dentários: https://www.dentalco.com.br/tratamento/implantes-dentarios/

Qual é a função das próteses?
As próteses nada mais são do que os dentes substitutos. Elas devolvem a capacidade mastigatória e recuperar a estética do sorriso dos pacientes.
Elas podem ser móveis ou fixas. E, atualmente, os pacientes buscam pelas próteses fixas por oferecerem maior conforto, segurança e excelentes resultados, com custos cada vez mais acessíveis.

De forma geral, existem dois modelos de próteses dentárias fixas: aquelas que são fixadas sobre os implantes, como já explicamos, e as próteses encaixadas nas raízes dos dentes.
Quando o paciente apresenta a raiz do dente em boas condições, é possível optar por esse tipo de tratamento para devolver seu sorriso.

"Se o paciente teve uma cárie ou sofreu um trauma no dente que danificou sua coroa e a raiz se manteve intacta, fazemos uma nova capa, colocamos a prótese sobre a raiz. Mas quando a raiz também é atingida, é preciso fazer o implante. Então depende de cada situação", explica o cirurgião-dentista da Dental Co e especialista em implantodontia., Bruno Miri.

Saiba mais sobre próteses dentárias

Sobre a Dental Co.

Na Dental Co. você se informa sobre nossos tratamentos, equipe, equipamentos e muito mais conteúdos como esse.

Venha conhecer nosso espaço e agende uma visita pelo nosso WhatsApp (47) 9229-7279 ou clique aqui para conversar diretamente com nossa equipe. Esperamos por você!