Seg à Sex das 08h00 às 12h00 | 14h00 às 19h00

Aparelhos ortodônticos: Saiba como funcionam!

Com a função de corrigir a arcada dentária, os aparelhos ortodônticos são divididos, basicamente, em modelos fixos e móveis. A indicação do aparelho mais adequado só poderá ser feita após exames e uma avaliação do dentista. 

Neste artigo, mostramos as principais diferenças entre esses tipos de aparelhos ortodônticos.

Aparelhos fixos

Nos modelos fixos, é a inclinação e força dos arcos (fios) que vai determinar a direção do deslocamento dos dentes. Conforme os dentes “cedem”, o dentista aumenta gradualmente a pressão do aparelho. 

"Os aparelhos fixos podem ser usados tanto em crianças em fase de crescimento, como em adultos, com a principal função de movimentação dentária e para uma menor estimulação óssea”, explica Tiago Miri, cirurgião-dentista e especialista em ortodontia da Dental Co. 

Existem vários fabricantes, tipos e materiais, que serão recomendados pelo especialista, de acordo com o diagnóstico. 

Opções cada vez mais modernas

Hoje em dia, os tratamentos ortodônticos são mais ágeis devido ao uso de aparelhos ortodônticos fixos modernos, como os braquetes autoligados e fios termoativados. 

“A maior diferença visível entre o aparelho convencional e o aparelho autoligado é que esse último não usa as famosas borrachinhas coloridas, com isso, o atrito gerado entre o aparelho e o fio é bem menor, proporcionando um tratamento mais rápido, além de gerar menos desconforto ao paciente. A indicação deve ser avaliada individualmente, mas com esses novos aparelhos é possível diminuir o tempo de tratamento ortodôntico em até 50% em alguns casos” explica nosso especialista. 

Aparelhos móveis

Para casos mais simples, como arcadas inclinadas, ou para contenção ao fim do tratamento feito com o aparelho fixo, a opção é por aparelhos removíveis. 

Esses modelos têm corpo de resina acrílica, com pequenas molas que tensionam o fio de aço e pressionam os dentes. 

“Normalmente, os aparelhos móveis são usados em crianças e adolescentes para estimular o crescimento ósseo", acrescenta Dr. Tiago.

Alinhadores estéticos: solução discreta para corrigir o sorriso

Transparentes, e por isso bastante discretos, os alinhadores estéticos são placas removíveis que promovem a movimentação gradual dos dentes. O visual quase imperceptível e a flexibilidade em poder retirar para se alimentar, por exemplo, são alguns dos atrativos deste aparelho. Os alinhadores são feitos sob medida e devem ser trocados conforme tratamento avança, até o resultado final.

Sobre a Dental Co.

Na Dental Co. você se informa sobre nossos tratamentos, equipe, equipamentos e muito mais conteúdos como esse.

Venha conhecer nosso espaço e agende uma visita pelo nosso WhatsApp (47) 9229-7279 ou clique aqui para conversar diretamente com nossa equipe. Esperamos por você!