Selantes ajudam a prevenir cáries

Selantes ajudam a prevenir cáries e agem como uma capa protetora dos dentes. As crianças são as maiores beneficiadas pelo tratamento, mas adolescentes e adultos com risco de desenvolver cáries, seja por causa dos hábitos alimentares, ou em consequência de alguma medicação, também podem realizar o procedimento.

Confira outras curiosidades sobre os selantes:

O QUE SÃO SELANTES?

Selantes são resinas capazes de entrar na cavidade dos dentes e isolar a superfície dos molares e pré-molares, localizados no fundo da boca. O tratamento age como uma barreira, uma película protetora que facilita a higiene bucal e controla a placa bacteriana e por isso os selantes ajudam a prevenir cáries.

POR QUE DEVEM SER APLICADOS?

Os dentes posteriores, usados para triturar os alimentos, contêm fissuras e físsulas — pequenas ranhuras e depressões — onde restos de alimentos podem se acumular. O papel dos selantes é proteger essa região e impedir a formação da placa bacteriana, diminuindo o risco de cáries.

COMO É FEITA A APLICAÇÃO?

O procedimento é rápido: primeiramente, o dente que será selado deve ser limpo. Depois, sua superfície é preparada para a aplicação do produto, que leva poucos minutos.

COMO É A MANUTENÇÃO?

Com a mastigação, ocorre um desgaste natural dessa película protetora, por isso, ao retornar ao dentista, ele vai avaliar a condição dos selantes e indicar se é preciso fazer uma nova aplicação.