Seg à Sex das 08h00 às 12h00 | 14h00 às 19h00

Manchas nos dentes têm solução. Saiba como tratá-las

Manchas nos dentes não prejudicam apenas a estética de um sorriso, elas podem ser indício de que algo está errado com a nossa saúde bucal.  A boa notícia é que elas têm solução! Confira quais são as causas, os tratamentos e marque uma avaliação com seu dentista para um diagnóstico preciso.

O que pode causar manchas nos dentes:

  1. Alimentos com corante: café, chá e refrigerantes estão entre os campeões. Outras causas possíveis são os sucos de fruta (principalmente de uva), vinho tinto e outros produtos com corante.
  2. Tabaco: o cigarro libera nicotina, que provoca amarelamento e manchas nos dentes.
  3. Envelhecimento do esmalte: o esmalte, camada externa e dura dos dentes, pode sofrer desgaste com o tempo e ficar mais fino. Isso faz com que a dentina, camada interna do dente e mais amarelada, fique à mostra.
  4. Fluorose: é uma alteração que ocorre durante a formação dos dentes devido ao excesso de ingestão de flúor. A fluorose causa alteração da cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas e linhas brancas.
  5. Antibióticos: o uso de antibióticos por gestantes, em grande quantidade ou longo período de tempo, acarretará em manchas nos primeiros dentes da criança.

Como tratar e combater as manchas

O tratamento vai depender da causa, mas estes são alguns métodos que podem ser usados para amenizar as manchas no dentes:

  1. Profilaxia: A limpeza profissional remove a placa, o tártaro e algumas manchas dos dentes. O procedimento deve ser feito pelo dentista, em média, a cada quatro meses.
  2. Microabrasão: o dentista realiza um desgaste superficial do esmalte usando um produto abrasivo específico.
  3. Facetas de resina composta: trata-se de um recobrimento estético com resinas sobre a face externa dos dentes, que pode ser realizado em uma única sessão.
  4. Laminados de porcelana: As facetas de porcelana são lâminas finas e delicadas, deixando os dentes na cor e formato que o paciente deseja.
  5. Mantenha os seus dentes limpos: isso significa escovação diária correta, sempre após as refeições.
  6. Fio dental:  A placa bacteriana, uma camada fina de bactérias e restos de alimentos, se acumula entre os dentes e gengiva, manchando-os. O uso diário do fio dental reduz a placa e também ajuda a combater as manchas.
  7. Cremes dentais anti-manchas: desenvolvidos para remover manchas de tabaco e café, geralmente são abrasivos e devem ser usados apenas nos casos mais graves. Mesmo assim, recomenda-se que sejam aplicados duas ou três vezes por semana e com orientação de um dentista.

*Fonte: Minha Vida

Sobre a Dental Co.

Na Dental Co. você se informa sobre nossos tratamentos, equipe, equipamentos e muito mais conteúdos como esse.

Venha conhecer nosso espaço e agende uma visita pelo nosso WhatsApp (47) 9229-7279 ou clique aqui para conversar diretamente com nossa equipe. Esperamos por você!