Implante dentário: a técnica que recupera sorrisos

Solução definitiva e acessível para quem perdeu um ou mais dentes, o implante dentário é um tratamento que devolve a qualidade de vida e a autoestima dos pacientes.

Indicado para quem perdeu um ou mais dentes, o implante devolve mais do que a estética do sorriso: esse tratamento ajuda a recuperar as funções de fala e mastigação que são prejudicadas pela falta dos dentes. 

Além disso, com as tecnologias disponíveis atualmente, em muitos casos o paciente já sai do consultório com as próteses provisórias colocadas sobre o implante, sem precisar esperar para voltar a sorrir. 

Mas afinal, como funcionam os implantes?

O planejamento do implante começa por uma avaliação individual para que o especialista possa analisar o caso de cada paciente. Assim que determinadas as etapas necessárias, é agendado o procedimento.

Para recuperar os dentes perdidos, o cirurgião-dentista especializado em implantodontia irá instalar, por meio de cirurgia, pinos de titânio que fazem a função das raízes dos dentes. O implantes são colocados no osso da mandíbula e da maxila, dependendo da região a ser recuperada. Sobre esses pinos são fixadas as próteses provisórias e, passado o período de cicatrização, elas são substituídas pelas próteses definitivas. Em muitos casos, aliás, é possível colocar as próteses provisórias no mesmo ato cirúrgico do implante, é o chamado Implante Carga Imediata, que representa um grande avanço da odontologia. 

Já para o desenvolvimento das próteses são consideradas as características do paciente para que o resultado seja o mais harmonioso e natural possível. Além disso, recursos de ponta como o scanner intraoral permitem definir o novo sorriso por meio de um software, imprimir o resultado em uma impressora 3D e aprovar o resultado final com o paciente antes mesmo da cirurgia.

É possível haver rejeição?

O material usado na fabricação dos pinos de titânio são biocompatíveis, ou seja, eles se integram ao nosso organismo, por isso não há possibilidade de rejeição. 

No entanto, antes do procedimento, é necessário verificar a saúde dos ossos e da gengiva para assegurar que tudo corra bem com o implante. Quando há perda óssea, por exemplo, é feito um enxerto antes do implante para garantir que haja sustentação. 

Recuperação é rápida e indolor 

Se feito por um profissional qualificado, o implante não causa dor nem desconforto. Para a cirurgia é aplicada uma anestesia local, por isso o paciente não sente nada durante o procedimento. Durante o pós-operatório, é necessário tomar certos cuidados por alguns dias, como uso de medicamentos indicados pelo dentista e ter moderação com algumas atividades. Tudo isso vai garantir uma recuperação rápida e indolor. 

Alguns cuidados recomendados após a cirurgia do implante dentário:

  • Não ingerir alimentos duros;
  • Manter a adequada higiene bucal, inclusive com o uso de fio-dental;
  • Tomar a medicação prescrita pelo dentista.

As vantagens do implante para a saúde bucal e qualidade de vida:

Além de devolver a autoestima e o sorriso, o implante tem impacto direto na qualidade de vida do paciente por recuperar as importantes funções de fala e mastigação, entre outros aspectos da vida social. 

Veja alguns dos benefícios desse tratamento:

  • Recuperação estética do sorriso;
  • Estabilidade proporcionada pelas próteses fixas;
  • Durabilidade: os implantes não precisam ser substituídos;
  • Maior autoestima;
  • Melhora na pronúncia das palavras;
  • Mastigação correta.

Sobre a Dental Co.

Na Dental Co. você se informa sobre nossos tratamentos, equipe, equipamentos e muito mais conteúdos como esse.

Venha conhecer nosso espaço e agende uma visita pelo nosso WhatsApp (47) 9229-7279 ou clique aqui para conversar diretamente com nossa equipe. Esperamos por você!

×

Clique aqui e agende sua consulta personalizada!