Câncer de boca: visitar o dentista regularmente ajuda no combate à doença

Diagnóstico precoce garante maior chance de cura aos pacientes. Saiba como reconhecer os sintomas do câncer de boca.

Com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância da prevenção na luta contra a segunda doença que mais mata no Brasil e no mundo, o Inca realiza o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado anualmente em 27 de novembro.

A campanha reforça que o diagnóstico precoce ainda é a maior chance de cura do câncer, por isso, é fundamental realizar seus exames regularmente.

No que se refere à saúde bucal, a consulta rotineira com o dentista ajuda a diagnosticar lesões antes que elas se transformem na doença. Além disso, pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem ficar mais atentas e visitar o dentista pelo menos uma vez ao ano.

O que é o câncer bucal?

É um tipo de câncer que pode ocorrer nos lábios, na parte interior da boca, garganta, amígdalas e glândulas salivares. A principal causa é o fumo e excesso de bebida alcoólica. A doença costuma atingir principalmente homens, com mais de 40 anos de idade.

Fique atento aos sintomas:

• Feridas nos lábios, gengiva e interior da boca. Essa lesões costumam sangrar facilmente;
  • Caroços ou inchaço na região das bochechas;
  • Perda de sensibilidade ou dormência na boca;
  • Manchas brancas ou vermelhas na língua e gengiva;
  • Dificuldade para mastigar ou engolir;
  • Dor;
  • Mudanças na voz.

*Com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca)