Açúcar: um inimigo dos dentes

Por que é importante manter uma alimentação equilibrada desde a infância para evitar cáries e outros problemas bucais.

Se para os adultos muitas vezes é difícil manter uma alimentação mais equilibrada, para as crianças é praticamente impossível resistir às guloseimas. 

O problema é que isso pode ser uma ameaça à saúde bucal dos pequenos, já que o açúcar é um grande inimigo dos dentes. 

E a cárie é a grande vilã desse consumo excessivo de açúcar. Para evitar esse problema, o ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, ou no caso de crianças que têm mais dificuldade de escovação, fazer a higiene bucal depois de comer o doce. A escovação e a limpeza com o fio dental são os cuidados mais importantes para evitar as cáries.

Uma reportagem do site DailyMail mostra como a ingestão de refrigerantes e outros alimentos açucarados em grande quantidade, além da falta de cuidados e higiene, pode ser uma combinação devastadora para os dentes das crianças, ainda mais porque eles não têm o hábito de escová-los se não forem lembrados constantemente pelos pais. 

Até mesmo crianças com menos de dois anos de idade tiveram que passar por procedimentos de retirada dos dentes por causa do excesso de cáries, segundo a reportagem. A cirurgiã dentista australiana, Sophie Beaumont, conta que operou mais de 1 mil crianças em 2014 por causa de dentição podre. 

“É cada vez mais comum que as crianças tenham muitas cáries. Isso é perigoso. É preciso que os pais fiquem atentos à escovação dos filhos”, destacou. 

Ainda de acordo com Sophie, muitos pais não percebem o problema até os filhos começarem a sofrer com muita dor. A dentista australiana faz outro alerta: 

“Os pais precisam regular a quantidade de refrigerante que dão para as crianças. Não se pode colocar a bebida na mamadeira. Os dentes não estão preparados para esse contato com o açúcar.” 

×

Clique aqui e agende sua consulta personalizada!